rouxinol de Bernardim

Um blogue plurifacetado procurando abordar questões de interesse sob perspectivas diversificadas. A independência sim, mas sempre subordinada a parâmetros de bom senso, de optimismo e de realismo.

Minha foto
Nome:

Penso, sonho, trabalho, amo... logo, existo!

domingo, outubro 30, 2016

Entrevista com a Transparência!!!

__Menina Transparência, me diga, acha que a CGD está em boas mãos?!
__Não sei, não. dá -me ideia que anda ali o dedo da minha prima e não me cheira nada bem!
__Qual prima?!
__Aquela safada da Opacidade.Foi ela que deu cabo do BES, do BANIF, do BPN, do BPP e sei lá do que mais. Ela é uma praga, mas tem muitos amigos..
__Ai tem! Será que são eles que a telecomandam? 
__Sim, sim, ela é uma marioneta. Se o Dr António Domingues não tem cuidado ela possui-o e quando ela alguém fica possesso dela, é o diabo!
__Mas o Dr Domingues já apresenta algum sintoma dessa possessão?! 
__Alguns,  mas pode haver mais, ocultos. Os que já são visíveis a olho nu causam preocupação. Ele não quer receber um vencimento qualquer, julga-se um imprescindível, um guru e já vimos o que aconteceu com Madoff...é pior a emenda que o soneto. Mas há mais: aquilo de não querer apresentar a declaração patrimonial ao tribunal constitucional é um sintoma grave. Será que ele pretende enriquecer (direta ou indiretamente) à custa do novo cargo e não quer que se saiba?
__Lá isso é preocupante, menina Transparência. Contudo, digamos que ele é púdico e não quer ver devassada a sua intimidade financeira, não quer fazer strip tease dos seus avantajados recursos, enfim, modéstias...
__Já ouvi essa do não querer fazer strip tease de alguém envolvido em muitas trapalhadas. Enfim neste país bipolar quando são os "nossos" que estão em causa dizem que é "devassa da privacidade", quando são os outros, clamam por mim, pedem a minha presença! enfim, andamos nisto há tantos anos  já era tempo d e alguém dar um murro na mesa e pôr tudo em pratos limpos!!!

VEJA A NOVELA CGD AQUI

sábado, outubro 29, 2016

Sócrates dá lições de carisma!!!

https://www.publico.pt/politica/noticia/livro-meu-livro-meu-havera-alguem-mais-carismatico-do-que-eu-1749101

Sócrates o autoproclamado "animal feroz" vem a terreiro e lança um livro polémico. Ler acima e meditar.
«O excesso mata qualquer ideia de carisma" e "enfraquece",  é uma indireta ao Presidente da República!!!
Ele não queria que fosse visitar o DCIAP, pois considerava isso uma ofensa "ao indivíduo" (presume-se que se refere a si próprio!!!) . Prestigiar aquela instituição (que segundo ele próprio o "persegue") era um excesso nocivo.... Enfim, não achará que o excesso de protagonismo na comunicaçao social não é sintoma de carisma mas talvez de tráfico de influências? O que se ouve nas escutas da PJ sobre o dr Carlos Magno é algo de perturbador sobre a mentaçlidade de um carismático!!! Dir-se-ia um tiranete, um soba que quer usar como marioneta quem ajudou a ocupar um lugar de prestígio.Instrumentalizar pessoas, fazer delas títeres não é sensato nem digno. Enfim, aquilo que disse sobre ele é vergonhoso. Sócrates na minha modesta opinião não tem carisma, tem, isso sim, uma grande falta de vergonha na cara!!!
Sempre querendo aparecer como vítima do sistema, como arauto da verdade, como alvo de perseguição por quem quer destruir o PS, é algo de intelectualmente desonesto. As pessoas minimamente conscientes já não vão atrás da cantilena deste histrião de feira que caiu em desgraça por culpa própria mas que  passa a vida a lançar culpas para quem está incumbido de aprofundar todas as trambicagens que geraram uma fortuna que anda a ser distribuida por amizades e fraternidades pouco abonatórias.

Fernanda Câncio, a ex-namorada, deve estar arrependida de se ter metido com um hipócrita e embusteiro compulsivo deste quilate. Digo embusteiro para amenizar pois o termo mitómano seria mais apropriado. Só os  politicamente gratos e os ingénuos ´úteis vão na cantata de um "animal feroz" vitimada pela ganância e pela ânsia de protagonismo! Espero bem que os milhões que estão cativados sejam úteis a instituições de caridade e organismos vocacionados para tratar das vítimas colaterais deste delapidador.

 Só os lambebotas e os que lhe devem favores é que ainda acreditam na bondade deste lobo que se quer fazer  passar por inocente cordeirinho...
 

quarta-feira, outubro 26, 2016

A Reserva moral...

Em tempos o Dr Mário Soares referiu-se ao dr Salgado Zenha como a reserva moral do PS. Estava o PS no poder e a corrupção minava as hostes. Salgado Zenha figura ilustre, não só em Braga mas no país, verberava este estado de coisas, como não sendo próprio de um partido são e democrático. O PS vivia capturado por lobies e por grupelhos que visavam o enriquecimento rápido à custa de decisores medíocres e atrelados ao poder económico-financeiro. Os escândalos sucediam-se. Salgado Zenha impôs-se e deu um murro na mesa. Mas não foi suficiente, tendo sido aproveitado o capital de prestígio então auferido para concorrer a PR, com o beneplácito de Ramalho Eanes.

Agora, assistimos ao fenómeno Sócrates. Ana Gomes já deu o murro na mesa. Contudo, os apoiantes do conhecido político , motivados por forças bem conhecidas como a gratidão e  a solidariedade militante (enquanto se presumir inocente há que o apoiar...), continuam a promover jantares de homenagem e manifestações que visam desagravar a sua imagem e ofender a imagem da justiça, considerando o "justiceiro" Carlos Alexandre o bode expiatório do calvário por que passa Sócrates. Tremenda injustiça, grosseiro equívoco, torpe mistificação.
Contudo, quem possuir um formação humanística sólida, quem souber discernir entre a cidadania e a partidocracia (ou partidolatria?), terá de assumir uma posição crítica contra o engenheiro sanitário.A gratidão é tantas e tantas vezes, a antecâmara da corrupção!

Aquilo que já se sabe (independentemente do sue se presume...) é de molde a não recomendar nada a actuação de Sócrates. Ele não pode ser considerado uma vítima mas um agente degenerador, não pode ser  vítima do sistema mas sim agente destruidor da sanidade do sistema.. Assim, não deve ser alvo de homenagens nem de manifestações de solidariedade sob pena de cumplicidade com o seu reprovável comportamento. A cumplicidade dos promotores desta campanha é o sintoma da podridão do estado de direito que pretendemos construir.

terça-feira, outubro 25, 2016

O SACO AZUL DO BES, UM POÇO SEM FUNDO!!!

http://observador.pt/2016/10/24/o-que-ja-se-sabe-sobre-a-lista-de-pagamentos-do-saco-azul-do-ges/http://observador.pt/2016/10/24/o-quhttp://observador.pt/2016/10/24/o-que-ja-se-sabe-sobre-a-lista-de-pagamentos-do-saco-azul-do-ges/e-ja-se-sabe-sobre-a-lista-de-pagamentos-do-saco-azul-do-ges/

Ao ler este naco de prosa o país leva as mãos à cabeça e interroga-se: como foi possível chegar-se a este ponto? Onde estava a supervisão?
E nos outros bancos, que resistiram à crise, não haverá cenas destas?
Qual a solução para evitar isto?
Será a nacionalização?! Ou não há solução?!!!

domingo, outubro 23, 2016

Mau tempo no horizonte...


A Autoridade Marítima avisou para um agravamento do estado do mar entre sábado e domingo no continente e recomendou que as pessoas evitem passeios junto à linha da água.
"Este agravamento é considerado de risco, pelo que devem ser consideradas medidas de prevenção por todos aqueles que se encontram junto à linha de água, nomeadamente, em infraestruturas portuárias e outras na costa", refere, em comunicado a Autoridade Marítima.
Segundo a Autoridade Marítima, a instabilidade vai fazer-se notar pela "ocorrência de vento forte e ondas que podem atingir entre os quatro e os seis metros de altura".
"Recomenda-se assim, o reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações, bem como evitar passeios junto à linha de água, de onde se destacam os molhes das entradas das barras", sublinha a Autoridade Marítima.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou hoje para a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e inundações em zonas mais vulneráveis devido à precipitação e trovoada para os próximos dias.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva poderá cair forte a partir do final da tarde de hoje e até ao fim de sábado, particularmente na região de Lisboa, Setúbal e Algarve, com acumulados que podem atingir 20 a 30 milímetros em três horas.
Para as regiões do Norte e Centro, a precipitação poderá ser pontualmente forte entre o final do dia de sábado e o início da manhã de domingo.
A Proteção Civil adianta que o IPMA prevê também, entre domingo e segunda-feira, um possível agravamento das condições de instabilidade atmosférica, com fenómenos locais de aguaceiros e vento fortes acompanhados de trovoada, a afetarem sobretudo a região do sul.

JN  23.10.2016

sexta-feira, outubro 14, 2016

Nobel da Literatura 2016

Bob Dylan foi certamente uma grande surpresa. contudo, se analisarmos com profundidade, ele representa muito mais do que um simples cantor e compositor, ele é o homem americano progressista e empenhado que luta por um mundo mais justo e solidário. Através das suas canções e do seu pensamento, ele influencia, torna-se um mensageiro universal, enfim, dá um exemplo de cidadania.Uma espécie de Zeca Afonso das américas...
Podia ser o nosso Lobo Antunes? Sim, certamente.
Contudo, não se vislumbra na obra de Lobo Antunes esse universalismo militante, essa indómita vontade de fazer o mundo inteiro pensar e ir ao âmago dos problemas.

Creio que ele representa a antítese de Donald Trump, neste momento a figura mais odiada da inteligência americana. Talvez o impulso mediático de Hilary Clinton (de quem é apoiante explícito) também tenha ajudado...Já Saramago se gabava de ter tido uma entourage muito forte para ganhar o Nobel, sem ela, nada ganharia...É a lei dos mercados a funcionar...

quarta-feira, outubro 12, 2016

Catarina Furtado, a nossa "ciganita"...

Olhos negros, doce-amora
ar felino, que escultura!,
ridente raiar d'aurora
sorriso feito ternura,
saia comprida, a preceito,
perna longa e torneada,
dois morangos lá no peito,
coisa só imaginada,
tua aura de mistério
teu halo de virgem pura
é sedativo, é cautério,
é salvação, é a cura,
de tanta agressividade
que anda aí ao deus-dará
tua feminilidade
é fermento, é maná,
é só classe, e da mais pura,
te nomeio embaixadora
do glamour e da cultura
ó cigana redentora!

LOUCOS...

Uma simples condecoração é motivo de fúria para o alegado  Estado islamico (vulgo DAESH).O PR é "infiel", o rei Muhammed VI,  é um "sem vergonha". Isto é de um primarismo, de uma bestialidade tão grande que só pode provir de gente completamente alucinada. Como é possível?

Então se um atleta muçulmano ganhar uma competição desportiva e for condecorado por um "infiel" não pode aceitar? O sectarismo, a indigência mental no seu estado mais patológico!

No dealbar do século XXI o ser humano (certas franjas, não podemos generalizar) retrocedeu à barbárie. a religião é o detonador desta  maldita situação. Como corrigir isto? a guerra psicológica, a pedagogia militante, o laicismo até serão contributos sempre importantes.
Que é uma patologia do foro mental, já ninguém duvide! 
Seitas fanatizadas, mártires por tudo e por nada, desprezo pela vida, ambição de poder a todo o transe, são ingredientes deste cocktail explosivo.
Imagine-se se a moda pega por cá, e os partidos políticos se deixam contaminar!!!
Eu penso que já existe em dose  reduzida é certo. 
Este diz aos subordinados (súbditos acéfalos que se transformam em reles marionetas) para não lerem o jornal tal pois o diretor é "infiel", que não devem falar com o sujeito X pois é um "hereje" e blasfema contra o líder do partido Y, enfim, formas de assédio moral executadas por líderes com tiques totalitários, também vemos por aí... infelizmente...

Culpa de quem? De Deus (ou  Alá...) não é, certamente...
Não é só dos lideres alucinados e  com ambições desmedidas recorrendo a tudo para atingir os seus mórbidos fins, quais maquiaveis intolerantes,  mas também__ e infelizmente isto é verdade__ de quem se rebaixa ao ponto de obedecer a eles! e há quem o faça!

E não falo só na Madeira onde um tal Bokassa fazia das suas, há Bokassas pelo país em geral... 
E em todos os quadrantes partidários... 

jose sá

Jerónimo, a outra face do estadista!




Camarada Jerónimo, eu penso,
Que trouxeste ao país algo de novo
Não foi ouro, nem mirra, nem incenso...
Foi devoção e fé num deus que é povo!

O culto democrático faz falta
A Ética devemos cultuar
Tu e eu, camaradas, toda a malta,
Só assim Portugal há que exaltar!

Se Deus lá nas alturas é quem manda
O povo, cá na terra, deve ter
O leme, a batuta, o poder!

Se assim não for, adeus democracia!
Nós seremos reféns de eurolatria
Será demagogia e propaganda!

segunda-feira, outubro 10, 2016

TERMINAL S. JACINTO




Aqui, no "TERMINAL" de S. Jacinto
Onde ancora a saudade e a nostalgia
 É tão gratificante ver a ria
Beber a luz do mar ... e do bom tinto!

E se a gastronomia nos conforta
A simpatia e o trato desta gente
Que nos recebe tão cordialmente
Nos faz entrar mais vezes nesta porta.

E que Deus nos permita cá voltar
Muitas vezes, matar tantas saudades,
Petiscar divinais especialidades
Ter saúde... e dinheiro p'ra gastar!

ramos de barros
(ex-oficial da BA7- S. Jacinto - Aveiro)

O Alemão, restaurante do povo

Mindelo nos seduz e nos fascina

Tem alma, tem aroma, tem fulgor
O mar a beija, abraça, qual menina
Que se entrega, tão doce, só amor!

Ao fim do dia sinto a nostalgia
Daquele azul intenso, sol e mar...
Só a lua me abraça e acaricia
E só ela me ensina... o verbo amar!

Boa terra, singela e donairosa
Terra de gente sã, hospitaleira
Deus a conserve assim: bela e formosa!

Aqui Paz, tranquila e  verdadeira
Possuímos o nosso paraíso
É melhor que o Brasil, e aquém-fronteira!
 
 
RESTAURANTE O ALEMÃO 

No restaurante Alemão
Vou ver a Ana Maria
Tão boa gastronomia
Restaurante de eleição!


Emigrantes, que alegria,
Em convívio fraternal
Mindelo é universal
Um mundo novo, eu diria...


Um convívio sem igual
Respira-se paz, bem estar,
Ouve-se a rola a cantar
Mindelo... é tão-Portugal!!!

jose manuel sá


domingo, outubro 09, 2016

Eça de Queiroz um vila-condense sempre actual!

Hoje em dia, que se conhece melhor a "CORJA", poderíamos acrescentar algo mais, e  que se aplica a todos sem excepção:

Usam o discurso da vaidade, do autoelogio, da exibição dos seus dotes democráticos, contudo, na prática, metem a democracia entre parêntesis, o dinheiro público nos próprios bolsos,  dizem que são obrigados a mentir ao povo para ganhar eleições...

Enfim, não aceitam críticas, são tudo manifestações hostis de ressabiados ou invejosos, de maledicentes que usam a calúnia e o insulto (na sua própria opinião...), procurando que os tribunais os condenem, mesmo sendo apenas o direito/dever de emitir juizos de valor sobre actos praticados no exercício do cargo.

Recorrem febrilmente à comunicação social, satisfazendo a sua ânsia de protagonismo, procurando insuflar o ego com bravatas  simplórias, amesquinhando quem ousar dizer que "o rei vai nu", recorrendo aos dinheiros públicos para encher as algibeiras de testas de ferro que, mais tarde ou mais cedo contribuirão para saciar a voracidade dos políticos em tudo: amantes, casas de luxo, carros espampanantes, viagens de férias, ou até, como já se vai vendo com frequência  escrevendo livros(ou pagando a especialistas para o fazerem por eles...) que são novas formas de insuflar os egos,  exibir dotes de santidade ou taumaturgia e narcotizar pacóvios ensandecidos pelo verniz da fama e da publicidade ostentatória...

Alguns, servem-se (ou criam eles próprios) redes de politicamente gratos (estilo loja maçõnica) colocados em locais estratégicos (televisão, jornais, rádios, fisco, tribunais...)  que vão segurando os velhacos até ao estertor da agonia, mantendo-os no poder ou na antecâmara dele, até à velhice ou até à morte...

quarta-feira, outubro 05, 2016

Carta aberta à República

D. República:

Sei que hoje faz anos e dou-lhe os meus parabéns. Desejo-lhe longa vida e óptima saúde. Que a família esteja bem, de saúde, é também um dos meus desejos.
Apenas algumas sugestões no dia de aniversário.
Anda de mamas à mostra porquê? Não acha que já tem idade para  ter juizo...
Anda aí a atiçar mamões inveterados que sugam, sugam,  até à exaustão. Proteja esses hemisférios lácteos da cobiça gulosa dos traficantes de influências, dos sucateiros sem escrúpulos que mamam das empresas públicas, dos banqueiros venais e sem escrúpulos que desviam fortunas e mamam do erário público subsídios para endireitarem as costas...

Em vez de mamas ao léu, ponha, por favor, um sutiã!!!

Que esse sutiã seja agora símbolo da República!!!
Uma República mais púdica, que protege os fracos, oprime os fortes e levanta os caídos! não me refiro aos seios, como é óbvio, mas aos cidadãos deste pobre país!
E que viva o sutiã!!!

sábado, outubro 01, 2016

Entrevista com José Régio... (FICÇÃO)



__José Régio, que achais do  convento de Santa Clara, assim ao abandono?
__É pena, muita pena, Não colhe o argumento das dificuldades que o país atravessa, há que preservar o nosso património ancestral muito embora saibamos que cuidar do presente também é imperioso...
__Que sugeris para ali?

__Sei que há quem pense numa extensão do Tribunal ou algo ligado à Justiça. Outros pensarão numa pousada. Tudo são hipóteses. eu penso que ficaria bem ali um museu...
__Museu dedicado a quê? À faina piscatória?
__Respeito muito os pescadores e as gentes do mar, contudo julgo que algo mais grandioso ali mereceria figurar..
__O quê, concretamente?!
__Julgo que um museu dedicado ao Ecumenismo seria uma coisa bonita. A religião sempre foi um dos meus motivos de investigação e de meditação. Ora, hoje em dia, o tema está cada vez mais actual. Podia perpetuar-se ali uma homenagem a todas as religiões. Desde Confúcio, Buda, o hinduismo, o cristianismo, o islamismo e todas as religiões existentes seriam dignas de figurarem neste Museu. Devemos respeitar o passado tal como Camões o fez nos Lusíadas. Ele não acreditava nos deuses mas fez-lhes uma homenagem no seu livro emblemático. Nós também temos a nossa cultura impregnada de tantos fragmentos (segmentos) de índole religiosa que seria muito lindo e daria um exemplo de unidade na pluralidade...

__Mas, será que os nossos governantes "vão por aí"?!!!
__Bem, eu acho os nossos governantes pouco dados à cultura, muito sectários e de visão curta, mas pode ser que alguma alma caridosa possa abrir os olhos a essa gente que agarra o leme da barca lusa e surja algo de digno e até emblemático para Vila do Conde...E para o nosso país...

__Seria como que um observatório das religiões... ou ... uma espécie de Universo religioso da humanidade...Falar-se-ia dos judeus e de Aristides Sousa Mendes, do padre António Vieira e da sua epopeia em prol dos índios do Brasil. enfim, estou a imaginar a inauguração com a presença do Papa, do Dalai Lama, dos líderes religiosos do mundo inteiro celebrando a espiritualidade e fumando o cachimbo da paz aqui em Vila do Conde. Eu, José Régio, um homem religioso mas tolerante, cristão mas apologista do diálogo e da quebra de tabus, gostaria  de ser lembrado por ter tomada a iniciativa... Estou no além, mas sempre presente no coração de Vila do Conde e dos portugueses...

__Os deuses gregos e romanos também ai entrariam?

__Porque não? Nós bebemos tanto do nosso saber e os próprios conhecimentos linguísticos devem muito à escrita da antiguidade em que os deuses eram celebrados, que é justo e pertinente englobá-los nesta saga universalista....Cada qual, de per si, que medite e opte. Deus queira que o mundo possa melhorar com este são convívio ....