rouxinol de Bernardim

Um blogue plurifacetado procurando abordar questões de interesse sob perspectivas diversificadas. A independência sim, mas sempre subordinada a parâmetros de bom senso, de optimismo e de realismo. O mundo e a sociedade sob o olhar atento e desassombrado de um cineasta do quotidiano, um iconoclasta moderno, sem peias, sem tabus, sem preconceitos.

Minha foto
Nome:

Penso, sonho, trabalho, amo... logo, existo!

segunda-feira, dezembro 31, 2012

PREVENIR DOENÇAS, forma de patriotismo...

O secretário de estado da saúde alerta que é preciso manter a sustentabilidade do SNS e daí afirma que a prevenção é um imperativo nacional.VER AQUI

António Costa, muito à frente no seu tempo, tomou esta iniciativa pioneira:
«O trabalho dos animais é pouco mas quem o não aproveita é louco! Na câmara de Lisboa já tenho estes exemplares a trabalhar nas limpezas para evitar doenças e contribuír, de forma preventiva, para a sustentabilidade do SNS


Nem La Palisse diria melhor! Com a crise em que nos encontramos  ficar doente é um perigo, pois a morte é cada vez mais a solução mais «racional» para evitar desperdício...

sábado, dezembro 29, 2012

2013 regresso aos mercados!


Que o ano de 2013 seja excelente para todos e que o regresso aos mercados seja positivo para todos nós. Afinal sem mercado não somos nada. Para alguns ele é uma espécie de novo-deus
Que haja saúde, dinheiro e amor, na medida das possibilidades de cada qual, e, acima de tudo, saibamos viver pensando sempre que HÁ MAIS VIDA PARA ALÉM DOS MERCADOS!

Pinto da Costa fez anos e...

O líder do F. C do Porto fez anos e deu-lhe para falar no seu sucessor. Disse que espera seja gente boa.
Sucessores, putativos candidatos à coroa não faltam, contudo, se serão «gente boa» só os sócios poderão ajuizar.
Hoje, num café, ouvia alguns comentários: Talvez o Gomes, ou o Baía tenham perfil para o lugar, dizia um. Nada disso, atalhava outro, o Rui Moreira é muito mais completo, esse sim é que dava um bom presidente. E o Guilherme Aguiar, esse então tem mesmo aquele espírito sarcástico, capaz de substituír o actual presidente. E o Fernando Gomes, o antigo presidente da câmara, esse então era o ideal, garantia outro... e o padre das Antas, o padre Jorge, até tem o mesmo nome, ficava o dragão abençoado... nem era preciso ir a Fátima pedir à Virgem, como faz o Pinto da Costa...

Enfim, o que mais há é gente boa para ocupar o pedestal. Será que Pinto da Costa quer mesmo dar o lugar a outro, ou quererá ficar até ao fim dos seus dias... no podio do dragão?!
http://www.dn.pt/desporto/...

segunda-feira, dezembro 24, 2012

Mike Papa, astrólogo...

Mike Papa o famoso sagui que nos Estados Unidos ombreia em popularidade com o próprio Obama e está a ser tatuado nos braços da juventude que o pretende homenagear por causa das suas previsões certeiras, sobretudo no que toca a fenómenos geológicos e atmosféricos, vai revelar alguns segredos para 2013. Ei-los:

1- Um tufão atingirá a costa oriental dos Estados Unidos e provocará danos nunca vistos...
2- Uma figura de dimensão cósmica terá morte inesperada e insólita.
3-Um atleta de ciclismo verá o seu nome manchado por um caso extra desportivo.
4-No Brasil, um acontecimento de índole racista desencadeará um tumulto de grandes proporções.
5- No Irão  acontecerá algo de muito grave, desencadeando um efeito dominó de consequências desastrosas.
6 - No Japão um fenómeno   meteorológico  perturbará seriamente a vida e a economia nipónica.
7- Na Tailândia  um tsunami irá provocar milhares de mortos.
8-Em Portugal haverá um tremor de terra de contornos políticos. De efeitos colaterais e sequelas gravíssimas.
9- Um presidente de um clube de futebol nacional terá motivos para não mais sair de casa.
10- Aparecerá uma Nova Senhora, em Portugal, que gerará uma onda de entusiasmo e galvanização nacional.

domingo, dezembro 23, 2012

Entrevista com o Menino Jesus...


__Menino Jesus estás satisfeito com as iluminações, com os festejos em tua honra?
__Em verdade, em verdade te digo que a humanidade ainda não percebeu a minha mensagem. Eu não preciso de iluminações eu sou a Luz. Não preciso de foguetes nem de manifestações de júbilo quando vejo muito bem a falta de Luz __ Luz interior, é óbvio__que existe no mundo. Ainda agora disse ao Papa para libertar o seu mordomo, o pobre do Paolo Gabriele que quis fazer Luz sobre o que se passa no interior do Vaticano, espero que ele cumpra o que me prometeu e o liberte. Falei também com a Rainha de Inglaterra para libertarem o Julian Assange  que quis fazer Luz sobre as sombras promíscuas que pairam nas ditaduras mundiais. Ela, prometeu envidar os seus melhores esforços, mas lá veio com a lengalenga do costume:«eu não tenho poderes, tenho um cargo como o do Cavaco, sou apenas uma figura decorativa»...Enfim, vou ver se consigo liberdade para esse homem justo e bom que é Julian Assange que merece ser uma vera Luz da Verdade!
__Mas, e se o papa não libertar, e se os ingleses não permitirem a saída dessa criatura?
__Usarei os meus poderes para que isso aconteça...
__Posso saber quais, algum terramoto, algum tsunami?
__Nada disso, isso são manifestações demoníacas, eu tenho a arma da crítica, a Luz. Farei com que essses países percebam o quão importante é para os povos (que não para os governos, como é óbvio..) a divulgação  da Verdade. Hoje em dia, com a corrupção que grassa nas mentes, os corruptos diabolizam os denunciantes, os que poem a nu  a verdade, ficando eles impunes e com o manto da santidade sobre os seus pecaminosos ombros. Eu, a vera Luz do mundo, vou publicamente elogiar a denúncia pública como a virtude mais nobre e a única capaz de erradicar a corrupção e a criminalidade que vampiriza este mundo. O santo não é o que se vitimiza dizendo que foi vítima de denúncias, e tudo faz para não ser investigado pelos poderes competentes, há que santificar a tarefa dos que ousam fazer Luz sobre as misérias da administração pública, sobre os abusos dos detentores do poder, até do poder clerical. Há que enaltecer o papel de Paolo Gabriele e de Julian Assange, esses são a verdadeira Luz, esses é que deveriam receber o Nobel e não os corruptos da união europeia, envoltos em promiscuidades sem conta, entronizados à custa dos mercados financeiros que os santificaram injustamente...

Estranho Natal

NATAL
Se considero o triste abatimento
Em que me faz jazer minha desgraça,
A desesperação me despedaça,
No mesmo instante, o frágil sofrimento.

Mas súbito me diz o pensamento,
Para aplacar-me a dor que me traspassa,
Que Este que trouxe ao mundo a Lei da Graça,
Teve num vil presepio o nascimento.

Vejo na palha o Redentor chorando,
Ao lado a Mãe, prostrados os pastores,
A milagrosa estrela os reis guiando.

Vejo-O morrer depois, ó pecadores,
Por nós, e fecho os olhos, adorando
Os castigos do Céu como favores.



MMBB

sábado, dezembro 22, 2012

ORAÇÃO DE FRANÇOIS HOLLANDE...

Deus Todo Poderoso e Omnipotente,  que sois infinitamente justo, não deis o fim do mundo a todos. Usai um pouco de parcimónia. Olhai para os povos do sul da união europeia tão castigados de impostos, vão morrendo aos poucos por falta de assistencia médica, de alimentos, de habitação condigna, Fim do mundo é demasiado penalizador para tantos inocentes, tantos justos... Vós que sois infinitamente misericordioso tende compaixão dos portugueses, dos gregos, dos italianos, dos franceses, dos espanhóis, dos irlandeses, pois somos pessos de bem. Exterminai sim, os especuladores financeiros, os agiotas, os belicistas doentios que incitam os povos à guerra para venderem armas. esses sim, matam-se uns aos outros, para escoarem os stocks armamentistas que vão produzindo a um ritmo alucinante e também querem criar guerras em todo o mundo para escoarem esse material.
Nós somos franceses pacíficos, amigos de um bom vinho, de uma boa «bavardage», ao fim de um dia de trabalho extenuante.
Fim do mundo sim, mas para  a iniquidade, a sobranceria, o egoismo. Neste Natal libertai-nos do mal...Como diria o outro que fugiu para a Bélgica para não pagar impostos: só temos medo que o céu nos caia em cima!

sexta-feira, dezembro 21, 2012

ENGRÁCIA CRISTELO- Póvoa de Varzim

Ao ler o JN de hoje (VER AQUI) não pude deixar de recordar um episódio que ocorreu comigo ao balcão de uma seguradora na Póvoa de Varzim.

A cliente, uma briosa peixeira, de nome Engrácia Cristelo, pediu-me desculpa por trazer dinheiro sujo para pagar o seguro do seu carro. Estava com a roupa de trabalho no mercado da Póvoa de Varzim. 
 Eu, disse-lhe que o seu dinheiro__ a cheirar a peixe e até com escamas visíveis__ era o mais limpo possível, tomara eu que todos os clientes fossem portadores de dinheiro tão limpo como aquele. Ela ficou surprendida com a minha atitude. Expliquei-lhe então:

  __ D. Engrácia, este dinheiro é fruto de trabalho honrado, de  actos lícitos, de muito sacrifício, pelo contrário, o que eu considero dinheiro SUJO é o que alguns empreiteiros ou traficantes de influências conseguem à custa de favores do poder político ou de facilidades concedidas pelo fisco. Esse sim, é dinheiro SUJO, o seu é limpíssimo!!!

Agora, este empresário que não conseguiu descontar um simples cheque de 169 euros por causa de um gerente, preconceituoso, pedante, mal formado, é de bradar aos céus! Será  que o banco Totta é igualmente escrupuloso quando entram fortunas vindas  sabe-se lá de onde?! Que hipocrisia, meu Deus!

Sr gerente, é por causa de pessoas como o senhor, que ascenderam a esse posto por sinais exteriores de presunção, que o país está como está! Se aparecesse aí o Dr Duarte Lima ou o Dr Vale e Azevedo, bem vestidos, bem falantes, o senhor afivelava um sorriso canino, dava--se ares de lambebotas e tudo ia no melhor dos mundos, contudo, pensou que era um «romeno», como se isso, a nacionalidade, fosse um crime,  e fez o que fez!
Racismo, chauvinismo, talvez apenas estupidez crassa!!!

quinta-feira, dezembro 20, 2012

Ladainha do Natal Póstumo...

LADAINHA DOS PÓSTUMOS NATAIS

Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que se veja à mesa o meu lugar vazio

Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que hão-de me lembrar de modo menos nítido

Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que só uma voz me evoque a sós consigo

Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que não viva já ninguém meu conhecido

Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que nem vivo esteja um verso deste livro

Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que terei de novo o Nada a sós comigo

Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que nem o Natal terá qualquer sentido

Há-de vir um Natal e será o primeiro
em que o Nada retome a cor do Infinito

DAVID MOURÃO-FERREIRA, OBRA POÉTICA, 1948-1988, EDITORIAL PRESENÇA, 4.ª EDIÇÃO

quarta-feira, dezembro 19, 2012

MAMOFILIA NACIONAL!



Excelencia:

Sabemos que a igualdade de oportunidades é um dos requisitos de uma vera democracia.
Se aquilo que o estado faculta gratuitamente a uns também deve facultar a outros.
O regular funcionamento das instituições está sob a alçada de v. excelência.
Muito embora alguns achem que v. excelência é também, devido à fartura de protuberâncias que vão aleitando alguns mais fiéis, uma fonte de mamofilia, creio que poderá estar numa das suas atribuições, garantir que o orçamento de estado para 2013 dê guarida a uma reivindicação de todas as mulheres em ordem a terem direito a mamas novas como aconteceu (dizem...) com a Petra (VER AQUI...).

Ora,  é preciso que os princípios e a doutrina igualitária expressa na constituição tenham argumentos financeiros para se tornarem  exequíveis.

Solicito a v. excelencia:

Dar orientações inequívocas ao governo no sentido de dotar o orçamento de estado de verbas capazes de satisfazerem o principio igualitário acima exposto.

Este requisito é tanto mais relevante quanto é certo e sabido estar o país em profunda depressão__ sobretudo as mulheres, as que mais sofrem__ e as mamas serem um fator de estabilidade psíquica, sobretudo nesta sociedade moderna que quer tudo em perfeito estado de conservação, e a depressão psíquica poderá eventualmente agravar a depressão económica e o élan financeiro do País.

Assim, dando cumprimento a este requerimento, elaborado pelo mais elementar espírito democrático, v. excelencia contribuirá para um clima de bem estar e harmonia social o que é um requisito essencial,  quando se aproximam tempos difíceis que importa acautelar, evitando a eclosão de manifestações carregadas de ódio e de violencia, quiçá justificadas, mas sempre inoportunas e inconvenientes.

A BEM DA NAÇÃO

rouxinoldebernardim
Cidadão apartidário, tolerante, amante da paz e da concórdia, provedor do povo, este povo que engloba cinquenta por cento de mulheres, e que, em tempos não muito longínquos, toda a gente dizia que  «é quem mais ordena»...

Casa onde não há pão....

A Casa da música enfrenta problemas financeiros graves. o contexto nacional assim o obriga. Que fazer?

O despesismo tem as costas largas, mas o governo também está farto de ser admoestado pela troika!
Não sei quem tem razão, mas há que mudar o paradigma deste país, no tocante a despesas!

A fome fala mais alto que o ouvido!
VER AQUhttp://www.publico.pt/cultura/noticia/administracao-da-casa-da-musica-demitese-em-bloco-1577911#/0http://www.publico.pt/cultura/noticia/administracao-da-casa-da-musica-demitese-em-bloco-1577911#/0I

Massacre de Newtown


A América vive momentos dolorosos com bestialidade sem fim. Barack Obama bem avisa mas é uma voz no deserto...
http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/v/obama-fala-do-massacre-na-escola-sand-hook-nos-eua/2297674/

quinta-feira, dezembro 13, 2012

CATALINA PESTANA PÕE A BOCA NO TROMBONE!

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/pgr-abre-inquerito-a-denuncias-de-catalina-pestana-sobre-pedofilia-na-igreja-1577206

A PGR abriu um rigoroso inquérito para saber da veracidade das acusações da Dra Catalina Pestana que pôs em xeque a honorabilidade de CINCO padres da diocese de Lisboa.
O país está mais uma vez atento a esta senhora. Será verdade? Será mera fantasia? Ela não é uma inimputável qualquer. Pode, e deve, apontar o dedo aos prevaricadores. Se o não fizer, tem de ser severamente punida, pois não se brinca com esta coisas...

quarta-feira, dezembro 12, 2012

A TEIA...

http://visao.sapo.pt/os-segredos-da-teia-que-lava-milhoes=f666229

Só visto! Depois o país está como está! a teia do padre Guerra é uma gota de água neste oceano!!!
Quando vier o golpe de Estado os bancos irão ser todos nacionalizados! admiram-se?!
São eles a causa das coisas...

E está o pobre mordomo do Papa preso por por a boca no trombone! O pecado da denúncia, nos regimes corruptos, é que é o verdadeiro pecado, o branqueamento é a virtude!
Foi o pobre do arcebispo Marcinkus, do Banco Ambrosino, um principais lavadores...O mundo está perdido. se Cristo voltasse à Terra era logo excomungado por inadaptação!

segunda-feira, dezembro 10, 2012

Barack Obama...

__Não compreendo a razão de ser desse sorriso senhor presidente Obama!?

__O vosso presidente é o novo David do seculo XXI e vai derrotar o novo gigante  Golias que anda por aí a explorar tudo e todos...

__Quem é o Golias?

__Então não sabem? É a Alemanha. É um monstro que devora os países da periferia (Grécia, Portugal, Espanha, Irlanda...) à custa de uma gigantesca bomba aspirante-premente. Suga capitais a juros muito baixos e depois empresta-os a juros elevados e tem esses países no cadafalso. Estão com a corda ao pescoço e sem hipóteses de liberdade. Com a fisga, essa arma ecológica e eficaz, todos os cidadãos seguindo as pisados do vosso presidente, farão caír o gigante, denunciando o abuso, a exploração pela usura e pela especulação...

sexta-feira, dezembro 07, 2012

Marcha atrás de Vítor Gaspar...



Depois de ter afirmado que seria bom Portugal usufruir das facilidades concedidas à Grécia (no tocante a juros e prazos de maturidade mais prolongados...) o que toda a gente aceitou como uma questão de igualdade de oportunidades, de similitude comportamental, veio, a posteriori, dizer que essas facilidades eram contraproducentes pois iriam «colar-nos» à Grécia, o que era mau...

Marques Mendes fez eco do sentimento generalizado dos portugueses, que não tendo o curriculo d e  Gaspar têm o bom senso indispensável para não quererem ser comidos por lorpas.  O «baixinho» esteve ao seu nível e disse alto e bom som que os portugueses não gostam de ser tratados como atrasados mentais!!

Até Cavaco Silva veio à liça bater-se pela igualdade de oportunidades, pois muito embora o nosso buraco não seja tão demolidor como o grego, é um buraco, e ambos estamos a meter água, muita água, logo, é preciso uma bomba potente capaz de extraír toda a água que vai entrando no barco nacional...Bomba menor para buraco menor é ridículo!!!

Paulo Portas vai mandar uma carta registada a solicitar que Portugal seja tratado, neste domínio específico (juros e maturidades...), ao nível da Grécia. Enfim, Portugal a duas vozes: por um lado Gaspar, o timorato e sempre ajoelhado Vítor, e do outro, Portas e Cavaco em perfeita sintonia...

Portugal sem rei nem roque. Completamente à deriva neste oceano de ganâncias e de oportunismos em que  a usura é a rainha,  onde a Alemanha obtém tudo o que quer ao melhor preço e esmaga os paises  periféricos, não com a bota cardada como queria Hitler, mas com  a pesada bota dos mercados financeiros...

 Especulação, usura, exploração __ é esta a moeda corrente na União Europeia onde a solidariedade, a coesão, a subsidiaridade foram colocadas no caixote do lixo para    gaudio de Merkel e seus acólitos....

Será que Portugal é, outra vez, o tal manicómio em autogestão?!

PORTUGAL O 33º EM CORRUPÇÃO

Portugal ocupa um desonroso 33º lugar no ranking dos países mais corruptos do mundo. Independentemente da discutibilidade dos critérios que estarão subjacentes a estas classificações, o facto de estarmos neste lugar é algo que deveria preocupar-nos a todos.
Pedem-se sacrifícios quase desumanos a todos os cidadãos para ultrapassar as dificuldades de toda a ordem, contudo, esta mazela__ que alguns magistrados em lugares de destaque negam existir no país!__ continua a engordar uma minoria que se serve do poder de decisão política para criar mecanismos de proteção a uns e  também de enriquecimento rápido, quiçá à custa do erário público, ou seja, de toda a comunidade. A justiça, cega, surda e muda, lava as mãos e é até capaz de punir quem tiver a ousadia de pôr a boca no trombone!

É lamentável que ainda haja pouca sensibilidade a este fenómeno, que alguns teimam em proteger, outros ignorar, mas bem sentimos que é a pedra de toque de muita ascensão profissional rápida para alguns, de muita  forma de enriquecimento ilícito.
É ver as grandes empreitadas sem qualquer consurso público __ e o governo faz aquilo que condenou em campanha eleitoral...__ as derrapagens que nos deixam preocupados com o saneamento economico financeiro do país, mas que contribuem para a prosperidade de alguns que bem conhecemos, ainda há alguns anos sem qualquer património palpável e, como que por efeito de um qualquer Midas (local ou nacional)  adquirem vantagens patrimoniais dignas de registo.
VER AQUI TÃO SINISTRA CLASSIFICAÇÃO

domingo, dezembro 02, 2012

sábado, dezembro 01, 2012

Dr Miguel Paiva


Não foi uma surpresa a escolha do Dr Miguel Paiva para ser o candidato social democrata à câmara de Vila do Conde. Desafio tanto mais difícil quanto é certo que o desgaste da governação será o seu maior handicap. Qualidades tem-nas mas o contexto é muito difícil. Vencer é possível, mas terá de haver uma grande revolução nas mentalidades laranjas...

  Dentre as hostes socialistas fala-se muito na dra Elisa Ferraz como a candidata geradora de maior consenso, muito embora o dr Abel Maia, o prof Vitor Costa  e Mauuel Caetano também sejam nomes  prováveis. A Dra Fernanda Peniche também colhe algumas apostas.

Com a crise atual a atingir o pico, as donas de casa sentem o pulsar da crise como ninguém, e uma senhora, a presidr a uma autarquia, com as contas em estado crítico, poderá ser uma boa opção.
Fala-se também no ex-deputado dr Lúcio, contudo, a sua prestação na AR ficou muito aquém do expectável. É uma figura demasiado cinzenta, amorfa, gasta para o lugar. Carta fora do baralho.

  Uma outra opção, o Dr Bruno Almeida ou o dr Fernando Gomes por motivos bem conhecidos, começaram a perder o pé. Aliás, qualquer deles não deverá ter muita motivação para agarrar uma camara neste estado. É preciso ter muito espírito de sacrifício, muita tolerancia, muita dedicação, pois em tempo de vacas magras outra música tocará...